TELEFONE
(19) 2514-0022
CEl. / WHATSAPP
(19) 98323-7000


Geração renovável de energia recebe suporte para ampliar expansão

15 de maio de 2019 1:29 pm

A matriz elétrica brasileira sempre esteve entre as mais sustentáveis do mundo, uma vez que é composta majoritariamente por fonte hídrica. Todavia, com o atual período de seca e a redução dos reservatórios, as hidrelétricas não têm operado em sua capacidade máxima. Como agravante, a demanda por energia elétrica segue crescendo em nível superior ao de sua oferta, segundo o Balanço Energético Nacional 2015.

Renováveis em alta

Há consenso que um caminho adequado para o Brasil é investir na expansão das alternativas renováveis, com destaque para o sistema de geração eólico, fonte que causa menor impacto ao meio ambiente e que está entre as que mais cresceram no mundo nos últimos anos.

Chama atenção a evolução da capacidade instalada para geração eólica no País. Entre 2008 e 2015, seu crescimento superou os 2.200%. Segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), atualmente existem 712 projetos eólicos divididos em três estágios.

São 275 projetos em operação, gerando 6,7 GW; há 158 projetos em construção, que representam mais 3,8 GW; e 303 projetos ainda não iniciados, que responderão por outros 7,2 GW.

Geração renovável de energia ganha suporte para ampliar expansão – Unidade hidráulica é apenas um dos diversos componentes Parker para aerogeradores – Parker Brasil – Divisão Hidráulica.

Entre os fatores que contribuíram para o aumento da geração eólica destacam-se os custos cada vez mais acessíveis das tecnologias empregadas.

Tecnologia global

Há muitos anos a Parker vem fornecendo sistemas e componentes de alto desempenho para a fabricação de aerogeradores. A empresa garante suporte técnico em nível mundial, produzindo componentes nos Estados Unidos, China e nos países europeus considerados líderes do mercado eólico, como Alemanha, Dinamarca, Espanha e Holanda.

Com equipes de especialistas dedicados, a Parker trabalha para dar suporte a seus clientes no projeto de sistemas, subsistemas e acessórios para atender as aplicações mais críticas, oferecendo disponibilidade global de produtos e serviços para aerogeradores de médio e grande portes.

Acionamentos hidráulicos

Geração renovável de energia parker

Geração renovável de energia ganha suporte para ampliar expansão – Sistema embarcado nas turbinas é composto por acumuladores, conexões e mangueiras, cilindros, bloco manifold do cilindro, unidade hidráulica e bloco distribuidor – Parker Brasil – Divisão Hidráulica

Atualmente o portfólio de equipamentos encontrado no mercado nacional envolve turbinas que vão de 1.67 MW a 3 MW, caracterizadas por controle elétrico ou hidráulico.

Entre as várias soluções Parker para aerogeradores, destaca-se o controle do passo das pás das turbinas acionadas por controle hidráulico. Esse sistema é composto por acumuladores, conexões e mangueiras, cilindros, bloco manifold do cilindro, unidade hidráulica e bloco distribuidor.

Acionado por um cilindro hidráulico equipado com válvulas proporcionais, o controle do passo (pitch) é o sistema que comanda a angulação das pás de acordo com a velocidade do vento. Esse sistema automático é fundamental para a eficiência da turbina, na medida em que permite o melhor aproveitamento do vento pelo gerador.

Conteúdo nacional

Outra importante solução Parker para este segmento são os trocadores de calor, ou coolers, como chamados no mercado. Há modelos dedicados e customizados para três aplicações dentro da turbina eólica: multiplicador de velocidades, gerador de energia e conversores.

Esses componentes já estão sendo produzidos na unidade Parker Hidráulica em Cachoeirinha (RS), assim como os cilindros, blocos manifolds e unidades hidráulicas.

Com isso, as empresas do setor podem contar com uma estrutura local que atende as exigências de conteúdo nacional, viabilizando financiamentos pelo BNDES. A Parker pode fabricar no Brasil os sistemas conforme especificações dos principais polos eólicos na Europa e EUA.

“Trata-se de tecnologia brasileira alinhada com o que há de mais avançado em projetos, considerando padrões internacionais de qualidade”, avalia Fabio Assumpção, gerente de contas para o mercado de energia eólica da Parker. Hidráulica, Filtração e Fluid Connectors são as divisões de negócios que desenvolvem no Brasil componentes para a geração de energia eólica.

Fonte: Blog Parker Brasil

Nossos Parceiros

Webeats Borssolani Store Planeta Plug ganhar na lotofácil> Desocultando Beleza Mágica Parcamp Impra Supperb API de consulta de Nota Fiscal