TELEFONE
(19) 2514-0022
CEl. / WHATSAPP
(19) 98323-7000


Tecnologia inovadora troca a brasagem por segurança e rapidez

10 de julho de 2019 2:00 pm

A Parker está introduzindo no Brasil mais uma tecnologia inovadora com o lançamento da primeira união para montagem a frio de tubulações de cobre. Trata-se da linha de conexões ZoomLockTM, uma solução destinada aos mercados de aquecimento e refrigeração comercial e industrial que facilmente substituirá a brasagem.

Homologada nos Estados Unidos e Europa há mais de três anos, esta tecnologia dispensa o uso de maçarico para a montagem ou manutenção de tubulações de cobre. Assim, eliminando a brasagem (técnica convencional de montagem a quente), ela é capaz de reduzir custos e tempo de instalação, respectivamente, em 50% e 77%. A nova solução proporciona ainda uma série de outros benefícios e amplia a segurança das instalações de AVAC-R (aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração).

Fim da brasagem

Uma vez instalado, o sistema ZoomLock garante vazamento zero. Uma ferramenta compacta e automática (alicate de crimpagem) permite montar conexões inclusive em locais críticos ou de difícil aceso – como centros comerciais, navios e aeronaves, plataformas marítimas e áreas classificadas. A nova técnica dispensa o acompanhamento de bombeiros no local da instalação, que pode ser feita a qualquer hora do dia.

Desenvolvida nos Estados Unidos e patenteada pela Parker Sporlan, a tecnologia Zoomlock chega ao mercado com cinco anos de garantia. Está disponível nas bitolas de 1/4″ a 1.3/8″ (entre tubo rígido e flexível de cobre) e atende tubulações AVAC-R até 700 psi.

Pronta em segundos

Extremamente rápida, a montagem ZoomLock é realizada em três etapas. Basta marcar o encaixe correto com a ajuda de um gabarito conforme o diâmetro do tubo, crimpar e depois conferir o diâmetro final com o calibrador (gabarito e calibrador acompanham as peças).

Como o sistema dispensa vedante para conectar as partes (recurso obrigatório na brasagem), isso naturalmente reduz o tempo de trabalho e o número de equipamentos utilizados na instalação. “Enquanto a brasagem é feita em um minuto, com ZoomLock o operador completa o serviço em apenas 18 segundos”, informa Carlos Costa, supervisor de Vendas e Marketing da Unidade de Negócios Refrigeração da Parker.

Sem perdas

Ao contrário do sistema a quente, a nova tecnologia Parker assegura que após a montagem não haverá redução do diâmetro no trecho do tubo que recebeu a união. “Isso significa que hão há perda de pressão; assim, automaticamente também não há perda de carga nem de capacidade no circuito de refrigeração ou aquecimento”, explica Costa.

As uniões ZoomLock são dotadas de anéis de vedação o-ring compatíveis com os fluidos de refrigeração CFC, HCFC e HFC. Saem de fábrica duplamente testadas com gás hélio e atendem normas técnicas internacionais.

Solução completa

Além das uniões, a linha ZoomLock inclui cotovelos, refinet, “Tês”, cruzetas, válvulas e outros componentes prontos para encaixar e crimpar. A linha é complementada pelas maletas com kits de ferramentas e cabeçotes de crimpagem. Veja abaixo o vídeo sobre esta solução.

Benefícios da conexão isenta de chama:

• Economia de tempo e mão de obra
• Instalação mais rápida com menos equipamentos
• Mais segura (sem risco de incêndio)
• Dispensa permissões especiais de trabalho
• Dispensa o uso de nitrogênio na instalação
• Facilita o acesso aos locais de trabalho

Fonte: Blog Parker

Nossos Parceiros

Webeats Borssolani Store Planeta Plug ganhar na lotofácil> Desocultando Beleza Mágica Parcamp Impra Supperb API de consulta de Nota Fiscal