TELEFONE
(19) 2514-0022
CEl. / WHATSAPP
(19) 98323-7000


Secador parker com baixo consumo de ar de regeneração

7 de agosto de 2019 12:29 pm

Atualmente, um dos grandes desafios das indústrias é encontrar um ponto de equilíbrio entre a eficiência operacional e o consumo energético.

Nas modernas instalações de produção de hoje, o uso de ar comprimido extremamente seco e limpo é fator de fundamental relevância.

Especificamente nas indústrias de bebidas, alimentos e farmacêuticas, que requerem a mais rigorosa classe de qualidade do ar comprimido de acordo com a norma ISO 8573- 1:2010 (que determina os níveis contaminantes – partículas, óleo e água), a tecnologia de secadores por adsorção é a mais utilizada para atender essa necessidade.

Todavia, esta tecnologia pode ser inadequada para a maioria dos processos, uma vez que em sua operação o próprio equipamento consome em média 20% do ar comprimido que está sendo tratado para realizar a regeneração do material dessecante, desta forma impactando diretamente o custo energético da fábrica.

Menor consumo energético

Agora a Parker, por meio de sua divisão domnick hunter, desenvolveu a linha PNEUDRI MXLE, uma solução inovadora que, através do método de regeneração a vácuo assistido, oferece todos os benefícios do secador por adsorção com o menor custo de energia e impacto ambiental, permitindo que quase a totalidade do ar comprimido tratado seja utilizado em toda a planta.

Além de outras vantagens (veja lista abaixo), esta nova tecnologia Parker proporciona um consumo energético até 60% menor se comparado aos secadores tradicionais de regeneração a frio do mercado.

Como se sabe, a geração de ar comprimido é um dos principais responsáveis pelo consumo de energia elétrica na indústria. Com o secador Parker MXLE, é possível atender as mais rigorosas normas de produção, obtendo ao mesmo tempo o menor consumo energético.

Na ponta do lápis, essa economia possibilita o rápido retorno do investimento realizado: o payback do equipamento se dá em cerca de 12 meses.

Sistema moldular multibancas

Especialmente projetado para fornecer fluxo contínuo de ar extremamente seco e isento de contaminantes, o Secador Parker PNEUDRI MXLE assegura ar com ponto de orvalho de até -70°C, com vazão de até 2.040 m³/h e, graças a seu sistema modular, é possível atender vazões infinitas.

Em caso de aumento da demanda, basta adicionar novos módulos para ampliar a capacidade do sistema. Isso também possibilita baixo investimento para inserção de equipamentos de stand-by.

“Ter a garantia do fornecimento de ar livre de umidade e impurezas pode realmente fazer toda a diferença na produtividade de um processo industrial”, enfatiza Bruno Molina, especialista de Filtração da Parker. Ele conta que o MXLE está ampliando a performance das cabines de pintura no segmento automotivo, por exemplo.

“Nosso secador tem os certificados de qualidade para atender com excelência essa aplicação e está sendo bem recebido em todos os mercados empenhados em melhorar suas técnicas de produção”, informa.

A tecnologia do MXLE também pode ser associada ao gerador de nitrogênio Parker NITROSource para o fornecimento local deste gás, outra estratégia capaz de trazer economia para as operações industriais.

Vantagens do secador PNEUDRI MXLE

  • Sistema modular de fácil instalação
  • Disponibiliza ar comprimido seco e limpo para todas as aplicações
  • Reduz o consumo de energia na geração do ar
  • Impede a contaminação de produtos, processos e equipamentos
  • Permite atender normas das indústrias de alimentos, bebidas e farmacêutica
  • Reduz custos de manutenção e elimina paradas na produção
  • Minimiza o impacto ambiental da planta
  • Operação silenciosa e tamanho compacto
  • Conformidade com a legislação

 

Assista ao vídeo da Parker:

Fonte: Blog Parker Brasil

Nossos Parceiros

Webeats Borssolani Store Planeta Plug ganhar na lotofácil> Desocultando Beleza Mágica Parcamp Impra Supperb API de consulta de Nota Fiscal