TELEFONE
(19) 2514-0022
CEl. / WHATSAPP
(19) 98323-7000


Benefícios da geração de nitrogênio com membrana de fibra oca

14 de agosto de 2019 3:57 pm

Membrana de Fibra Oca - ParkerEm muitas aplicações industriais e analíticas, o uso de um gerador para a produção de nitrogênio (N₂) apresenta diversas vantagens quando comparado ao recebimento de gás em cilindros.

As principais são:

  • Fornecimento contínuo – Um sistema de geração pode produzir N₂ nas condições que a aplicação exigir, com purezas que variam de 95% a 99,999%.
  • Baixo custo – Um gerador de N₂ consome bem menos energia para fornecer um metro cúbico de nitrogênio se comparado ao custo do nitrogênio adquirido.

Além disso, os gastos administrativos e de logística são menores.

  • Menos desperdício – O gerador produz nitrogênio sob demanda, de acordo com a pressão e vazão exigidas para a aplicação – de forma que não há desperdício de gás.
  • Segurança reforçada – O risco do manuseio de cilindros de alta pressão é eliminado.
  • Confiabilidade no fornecimento – Elimina-se também a dependência do serviço de fornecedores externos, evitando atrasos na entrega, contratos de longo prazo e aumentos de preço.

Troca valiosa

Apesar das diferentes condições de trabalho das várias aplicações, ao trocar o nitrogênio adquirido em cilindros pelo gerador de nitrogênio a maioria dos usuários obtém retorno de capital investido (pay-back) em menos de um ano.

Isso supondo que uma fábrica utilize 1 m³/h de N₂ durante quatro horas por dia. No período de um ano (250 dias), 1.000.000 m³ de N₂ serão consumidos, volume equivalente a 125 cilindros-padrão. Se o consumo for maior, o tempo de retorno do investimento será ainda menor.

Além dos benefícios diretos, é importante considerar também os benefícios relacionados ao ambiente.

A destilação de gás é um processo de consumo energético intenso, enquanto o sistema com membranas de fibra oca usa uma quantidade significativamente menor de energia para a geração de nitrogênio.

O processo de destilação não apenas consome uma quantidade maior de energia, mas também requer o transporte dos cilindros de gás do local em que o N₂ é reduzido até onde será empregado, assim como o transporte dos cilindros vazios de volta à fábrica.

Membrana de fibra oca: Mais energia e segurança

Para muitos usos, o gerador de N2 com membrana de fibra oca é a solução mais conveniente, econômica e confiável para o fornecimento contínuo de nitrogênio puro. Isso tudo além de ser um sistema que apresenta maior eficiência energética e contribui para a preservação do meio ambiente.

Como funciona o gerador de nitrogênio?

Ao invés de destilar o N₂ do ar (processo que exige resfriamento), a geração com membrana de fibra oca separa o oxigênio e outros gases do nitrogênio em temperatura ambiente.

Primeiramente, o ar comprimido flui através de um filtro coalescente altamente eficaz para que o vapor d’água e as partículas em suspensão sejam removidos; a seguir, o ar passa através de um purificador de carvão ativado para remover os hidrocarbonetos.

As membranas de fibra oca permitem, preferencialmente, que o oxigênio e outros gases permeiem, enquanto o N2 continua passando pelo tubo. A partir deste ponto, o nitrogênio passa por um filtro final que contém mídia filtrante de nitrogênio esterilizada e ativada. Finalmente, o nitrogênio purificado é direcionado diretamente para a aplicação através da porta de saída do sistema.

Fonte: Blog Parker

Nossos Parceiros

Webeats Borssolani Store Planeta Plug ganhar na lotofácil> Desocultando Beleza Mágica Parcamp Impra Supperb API de consulta de Nota Fiscal