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Um passo para o transporte elétrico

20 de maio de 2020 3:05 pm
Um passo para o transporte elétrico. A contagem regressiva para a eletrificação de caminhões, ônibus e máquinas agrícolas já começou. Visando reduzir o consumo de combustíveis fósseis, montadoras investem no desenvolvimento de novos veículos híbridos ou 100% elétricos. O objetivo é otimizar o custo das operações de transporte e atender as normas de emissões veiculares, que são a cada dia mais restritivas.

Um passo para o transporte elétrico, a contagem regressiva para a eletrificação de caminhões, ônibus e máquinas agrícolas já começou. Visando reduzir o consumo de combustíveis fósseis, montadoras investem no desenvolvimento de novos veículos híbridos ou 100% elétricos. O objetivo é otimizar o custo das operações de transporte e atender as normas de emissões veiculares, que são a cada dia mais restritivas.

Na construção dos novos modelos elétricos, em todo o mundo (e também no Brasil) a engenharia automotiva já tem o aliado ideal para o fornecimento de certos componentes e subsistemas que são fundamentais para o sucesso destes projetos: motor elétrico, controlador (drive) e kit completo com unidade hidráulica – todos projetados e fabricados pela Parker especificamente para aplicações veiculares.

Graças às suas características técnicas de eficiência superior, esses componentes permitirão que os próximos veículos elétricos e híbridos alcancem níveis altíssimos de segurança, confiabilidade e desempenho.

Compacto e singular

motor elétricoMais leve e eficiente motor elétrico já concebido para aplicações veiculares em todo o mundo, o motor de magneto permanente Parker GVM (sigla para Global Vehicle Motor) é realmente um equipamento singular.

Caracterizado por sua alta densidade de torque, este motor é capaz de atender às aplicações de tração de veículos comerciais rodoviários e máquinas fora de estrada. Ele representa uma solução de alta performance para veículos elétricos (EVs) e híbridos (HEVs), por ser até 40% mais compacto que qualquer outro motor elétrico. Empregado tanto na função de motor quanto na de gerador de energia, o GVM tem sido aplicado, nos últimos cinco anos, em diversos projetos bem sucedidos nos Estados Unidos e Europa, com participação crescente em seus mercados. No Brasil, essa tecnologia inovadora foi apresentada oficialmente durante a Agrishow 2019.

Desde então, a Parker Brasil tem trabalhado em projetos de especificação para o fornecimento de motor e drive para tração, bem como para o fornecimento do conjunto completo de componentes para direção assistida hidráulica ou eletrohidráulica – nesse caso um kit plug-and-play que permite rápida instalação.

Eficiência e escalabilidade

motores auxiliaresDevido à grande amplitude de sua linha de motores elétricos, a Parker pode fornecer ainda todos os motores auxiliares para sistemas de acionamento de máquinas agrícolas.

Atualmente produzido em duas fábricas (Estados Unidos e França), o motor GVM utiliza magnetos de engenharia avançada que garantem picos de potência em regiões que outros motores não conseguem igualar.

Seu peso e tamanho reduzidos somente se tornaram possíveis graças a um exclusivo sistema de arrefecimento desenvolvido e patenteado pela Parker. Para se ter ideia, o motor GVM de 50 cv pesa apenas 11 quilos.

Salto tecnológico

O desenvolvimento de veículos elétricos segue atualmente duas estratégias: com um motor central ou com vários motores de menor porte acoplados às rodas. A amplitude de diâmetros da série GVM torna possível atender ambos os conceitos construtivos com igual eficácia. Desta forma, os desenvolvedores podem optar pelo formato ideal para cada projeto, selecionando diâmetros menores de maior comprimento ou vice-versa. Finalmente estamos a um passo do transporte elétrico

Os motores GVM foram projetados para atender as exigências da norma internacional SAE J1455, que regulamenta a aplicação de equipamentos eletrônicos em veículos fora de estrada.

Linha completa para aplicações veiculares

Um passo para o transporte elétrico conjuntos elétricos Líder global no desenvolvimento de conjuntos elétricos para tração automotiva, durante toda a última década a Parker Hannifin esteve fortemente empenhada em criar motores que reduzissem as perdas em cada componente para maximizar a energia transferida das baterias para as rodas. Devido à variação da demanda de potência comum nos ciclos de condução, os motores Parker têm consumo de energia até 30% menor, o que permite ampliar a autonomia do veículo ou reduzir o tamanho do conjunto de baterias a ser aplicado ao projeto.

A capacidade da Parker de gerar valor para os fabricantes de veículos elétricos está na vantagem do fornecimento de conjuntos completos (motor + drive + periféricos hidráulicos) e no inédito range de motores oferecido, com seis diâmetros e três níveis de tensão de trabalho, para motores de 15 cv (20,4 kW) até 337 cv (247,9 kW).

Veja no vídeo abaixo a vitoriosa aplicação desta tecnologia em motocicletas de competição.

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