TELEFONE
(19) 2514-0022
CEl. / WHATSAPP
(19) 98323-7000


Moduflex IO-Link, o caminho para a fábrica inteligente

22 de março de 2018 1:41 pm

A automação industrial tem avançado expressivamente com a proliferação de sensores em todos os tipos de equipamentos: de conectores, mangueiras, válvulas e bombas a motores, atuadores e filtros. Os dados disponibilizados pelo uso de sensores criam enormes oportunidades de transformar o modo com que operamos e fazemos a manutenção dos equipamentos industriais.

IO-Link

A cada dia mais companhias se interessam em aplicar os conceitos da chamada Indústria 4.0. Mas, para isso, é fundamental que os componentes nas linhas de produção se tornem “inteligentes”, de forma a permitir a comunicação e a interação entre as máquinas de um mesmo sistema.

As redes industriais são a espinha dorsal de uma fábrica inteligente: elas são usadas para controlar e monitorar processos por meio de protocolos (conjuntos de regras aos quais o sistema deve aderir). Com as redes, é possível transformar sensores e atuadores em componentes “inteligentes”, ampliando a performance e a flexibilidade da manufatura.

Tudo isso graças à integração das instalações industriais com os sistemas de TI.

Fábricas inteligentes

Nas fábricas modernas, sistemas equipados com microprocessadores permitem o controle de movimentos com velocidades variáveis e o compartilhamento de dados, entre outras funções estratégicas.

A chegada da Internet Industrial das Coisas (IIoT) está mudando a manufatura. As redes Ethernet estão se popularizando rapidamente e muitos de seus protocolos são projetados para o uso industrial. No entanto, o custo dessas tecnologias vinha limitando sua aplicação. Assim, sistemas mais econômicos como redes sem fio e protocolos abertos de comunicação passaram a ser desenvolvidos.

Um desses protocolos abertos é o IO-Link. Desenvolvido em 2008, o IO-Link deverá ser o próximo protocolo industrial mais utilizado, pois permite estabelecer uma extensão local perfeita para redes industriais Ethernet de alta performance.

Além disso, é a primeira tecnologia de comunicação para sensores, atuadores e dispositivos de controle regulamentada por norma internacional (IEC 61131-9).

Novo cenário

Essa interface de alto desempenho oferece a praticidade da instalação plug-and-play. Os módulos IO-Link usam cabos de 3 fios sem blindagem – e isso reduz em até cinco vezes o custo do cabeamento se comparado ao dos outros protocolos.

Comparável a um “USB industrial”, o IO-Link é uma tecnologia ponto-a-ponto que pode ser implantada na maioria das configurações de CLP e integrada em redes Ethernet e Fieldbus, por meio de um dispositivo chamado IO-Link Master.

Além de proporcionar uma fiação simplificada e padronizada, a instalação da Ilha de Válvulas Moduflex garante monitoramento e maior disponibilidade de dados, que por sua vez permitem diagnósticos mais completos. O uso desta solução é especialmente interessante para aplicações onde há reconfigurações frequentes, pois possibilita reduzir os tempos de setup e de máquina parada.

Com o protocolo IO-Link você pode ler e alterar os parâmetros do dispositivo utilizando o software de controle, monitorar as saídas, receber alertas de status em tempo real e ajustar remotamente as configurações do dispositivo.

Os dados em tempo real e os históricos disponibilizados contribuem para o bom funcionamento dos componentes, simplificam a manutenção e reduzem o risco de inatividade das máquinas.

Nossos Parceiros

Webeats Borssolani Store Planeta Plug ganhar na lotofácil> Desocultando Beleza Mágica Parcamp Impra Supperb API de consulta de Nota Fiscal