Filtração offshore: menos espaço, mais eficiência
Espaço é um ativo valioso em plataformas de petróleo. Daí o valor de trocar grandes equipamentos por modelos compactos e mais eficientes, com a filtração offshore.
Quem investiu neste conceito foi uma reconhecida fornecedora de soluções para o mercado de petróleo e gás.
Buscando tecnologias capazes de realizar a filtração da água de processo utilizada em diversas aplicações, a empresa encontrou nos Skids VPLs (Vertical Pressure Leaf) da Parker uma solução de custo-benefício mais atraente, e com a vantagem adicional de ocupar menos espaço na plataforma marítima.
Responsáveis pela mesma função realizada pelos antigos filtros prensa, os VPLs são construídos na vertical, mais compactos que seus antecessores. A solução oferece alta capacidade de filtração, devido à grande área de operação que oferece – cerca de 1.200 pés quadrados.
Filtração Offshore: Várias aplicações
O fluido filtrado pelo equipamento é utilizado como água de injeção (injetada no reservatório com o objetivo de forçar a saída do petróleo) e completação (usada na fase final de exploração da reserva para impedir que ocorra a migração de líquidos externos para dentro do poço).
Na plataforma, o Skid VPL também é empregado para o tratamento da água coletada com o petróleo antes de sua devolução ao mar.
Outra vantagem oferecida pelo VPL é a fácil manutenção. Enquanto o filtro prensa exige a parada da operação para as limpezas manuais, o Skid VPL é equipado com um sistema que realiza esse processo automaticamente.
Em menos de dez minutos o equipamento já pode estar novamente pronto para o uso após a rotina de limpeza. O tempo de manutenção é 90% menor do que o necessário em equipamentos similares.
Solução completa
As capacidades e os componentes embarcados no Skid Parker variam conforme o fluido a ser filtrado e sua aplicação.
O equipamento pode ser adaptado a praticamente qualquer tipo de operação. Ele é capaz de processar inclusive fluidos com alta carga de contaminantes.
Por dentro do VPL
Compostos por bombas hidráulicas, reservatórios, vaso de pressão, conexões, vedações, válvulas e telas de filtração, os Skids Parker incorporam também os filtros absolute, que proporcionam maior eficiência na remoção de particulados (de 2µ a 10µ).
Para tornar flexíveis os serviços e atender à sazonalidade comum ao mercado de petróleo e gás, a Parker também oferece o equipamento por meio de contratos de locação.
Fonte: Blog Parker