Conheça o controlador de automação definitivo
Como se sabe, o conceito Indústria 4.0 é uma alusão à quarta revolução industrial, geralmente descrita como a informatização da manufatura – ou seja, a união da automação convencional com a tecnologia da informação, por isso, veja o controlador de automação.
Nesse novo cenário tecnológico, para oferecer maior flexibilidade e otimizar o desempenho das máquinas os processos industriais deverão se ajustar automaticamente às mudanças de demanda da linha de produção.
Isso leva à necessidade de se empregar dispositivos inteligentes, capazes de comunicar-se entre si em tempo real, bem como um controlador de automação, para operar como integrador entre a rede central da empresa e cada um dos atuadores instalados na fábrica.
Conectividade é chave
Por muito tempo as máquinas foram controladas com CLP’s (controladores lógico-programáveis) processando sinais de entrada e saída em programas sequenciais para comandar servodrives. Mas agora o conceito de fábrica digital exige uma nova categoria de controladores que sejam capazes de cumprir tarefas bem mais complexas em paralelo.
Para responder a esse desafio, chega ao mercado o PAC – Parker Automation Controller, uma poderosa solução integrada, idealizada para fornecer todos os recursos essenciais à conectividade da Internet Industrial das Coisas (IIoT). Veja aqui reportagem sobre esse tema.
Bem mais que um CLP
Equipado com vários protocolos de comunicação (inclusive EtherCAT, atualmente a rede industrial com maior crescimento), este novo controlador de automação reúne, em um único equipamento, as funções de CLP, controlador de eixos e IHM (interface homem-máquina).
“Trata-se de uma plataforma que permite aos usuários preparar seus equipamentos para o salto da Indústria 4.0, pois incorpora controle lógico avançado, controlador multieixos, software supervisório, alta performance de comunicação e monitoramento de dados de produção em nuvem, tudo de forma intuitiva”, explica Ricardo Pascoal, especialista de produto da Divisão de Automação da Parker.
Dispensando conexões entre equipamentos separados, o PAC aumenta a eficiência, segurança e confiabilidade no desenvolvimento de projetos de máquinas, inclusive nas aplicações mais críticas. Compacta e robusta, essa solução Parker é compatível com as principais normas internacionais de programação, como IEC61131-3 e PLCopen.
IHM pelo celular
Para maior praticidade, o PAC possui função webserver. Basta digitar um endereço no navegador web de um computador, celular ou tablet para acessar a tela da IHM como se você estivesse diante da máquina. Dessa forma, é possível acessar o controlador remotamente para conferir o desempenho de uma determinada máquina ou processo a qualquer momento.
Ganhando tempo
“Com o PAC é mais fácil programar sistemas de controle CNC, pois todas as variáveis estão em um mesmo dispositivo”, lembra Pascoal. Na máquina, isso significa maior precisão de posicionamento. O PAC também faz o autoendereçamento de drives, válvulas e CLPs.
Máquinas multieixos, sistemas de manipulação, sistemas XYZ, braços robóticos, máquinas têxteis, máquinas-ferramenta e máquinas de corte são exemplos de equipamentos que já podem ser otimizados com a adoção do PAC.
Denominado PAM – Parker Automation Manager, o software do PAC é fornecido gratuitamente para testes de programação. Existe ainda uma página na internet com instruções passo a passo para auxiliar o desenvolvimento das aplicações.
Vantagens do controlador PAC
- Programação IEC 61131-3
- PLCopen / EtherCAT / Ethernet IP
- Código G 66025 CNC
- Simulador
- Configurável pela rede
- Função webserver
- Bibliotecas customizadas