Uma forma mais prática de gerenciar equipamentos e peças
Gerenciar equipamentos e peças: Fabricantes de sistemas de envase e embalagem para o setor de alimentos e bebidas enfrentam o constante desafio de fornecer a melhor assistência técnica possível para seus clientes, disponibilizando desde linhas completas de processamento até pequenos componentes.
Do ponto de vista do cliente, controlar a ampla gama de peças que fazem parte de um equipamento é tarefa complexa e demorada, especialmente na hora de solicitar componentes de reposição.
Para simplificar este processo, a Parker disponibiliza uma ferramenta digital de rastreamento de ativos que reduz o trabalho burocrático dos fabricantes e usuários de equipamentos industriais.
O nome dessa ferramenta é Parker Tracking System (PTS).
Rastreamento em nuvem
Por meio de etiquetas de códigos de barra aplicadas nas peças, o sistema PTS proporciona a rastreabilidade total dos ativos, permitindo que essas peças sejam catalogadas em séries.
Com esta solução baseada em nuvem, os usuários têm acesso a todos os documentos relacionados ao equipamento, como por exemplo relação de componentes, manuais, desenhos e certificações, entre outros.
As informações podem ser facilmente acessadas por qualquer dispositivo conectado à internet, gerando economia de tempo e redução de paradas para manutenção não programadas.
Trata-se de uma tecnologia pioneira que a Parker desenvolveu com base em sua ampla experiência no mercado industrial, com o compromisso de oferecer soluções de alto valor agregado a seus clientes e parceiros.
Solução global
Idealizado originalmente para rastrear e gerenciar conjuntos de mangueiras, o sistema PTS teve sua aplicação expandida para produtos de outras divisões da Parker, fazendo o trabalho de gerenciar equipamentos e peças mais viável.
Atualmente, cerca de 25 milhões de ativos em 62 países são gerenciados com o PTS.
São distribuidores, fabricantes de equipamentos e usuários principalmente dos segmentos automotivo, da saúde e da área do petróleo e gás, além da indústria de alimentos e bebidas.
Fabricantes de equipamentos de envase e embalagem têm especial conveniência ao utilizar o PTS, já que o sistema assume grande parte da dispendiosa tarefa de catalogar e organizar informações relacionadas aos componentes dos projetos de cada cliente.
William Sayavich, gerente de Tecnologia da Divisão de Serviços Globais da Parker, explica: “Muitas máquinas ainda chegam aos clientes com manuais e catálogos convencionais; raramente os dados críticos são enviados digitalmente, fato que dificulta a manutenção”.
O sistema PTS automatiza o processo, criando códigos de identificação individuais, registros e etiquetas correspondentes a cada ativo, conjunto, componente ou subsistema fabricado pela Parker ou por seus parceiros.
“Nome aos bois”
Cada etiqueta PTS contém quatro blocos individuais de informações:
- Código de identificação individual de 8 dígitos, no formato de código de barras, para ser associado a um ativo;
- Data de montagem deste ativo;
- Código customizável (ou código de barras) indicativo do fabricante;
- Informações para solicitar a reposição da peça.
As etiquetas podem ser personalizadas com o logotipo do fabricante e suas informações de contato.
O PTS também pode catalogar códigos em grupo, utilizando etiquetas de nível “mestre” para gerenciar kits ou subsistemas atribuídos a um cliente ou a um equipamento.
Sob demanda
Com o código de barras PTS, os fabricantes podem visualizar todas as informações dos ativos, incluindo a lista detalhada de materiais, certificações e especificações empregadas na fabricação do componente ou do conjunto.
A leitura pode ser feita por aplicativo de celular, leitor manual de código de barras ou digitando-se o código de identificação no aplicativo PTS por meio de um computador conectado à internet.
Os registros armazenados no PTS ficam disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, e os dados podem ser acessados via celular por meio do aplicativo PTS Mobile.
Ao contrário dos manuais e guias impressos, o sistema PTS permite que administradores atribuam níveis de permissão aos usuários de acordo com a necessidade de informação de cada um.
Ter acesso rápido aos detalhes de construção dos equipamentos é essencial para os fabricantes de máquinas e seus clientes da indústria alimentícia, que assim garantem mais agilidade na substituição de conjuntos complexos e melhor compreensão das funções dos componentes críticos instalados nos sistemas de produção.
Assista ao vídeo sobre rastreamento de ativos com PTS e entenda melhor como gerenciar equipamentos e peças:
Fonte: Blog Parker